O Anarco-Comunismo Italianode Errico MALATESTA e Luigi FABBRI
- rugai9
- 28 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
O livro traz uma seleção de textos de dois militantes da corrente anarcocomunista organizadora, Errico Malatesta e Luigi Fabbri. O primeiro mais conhecido por livros e artigos publicados no Brasil, o segundo inédito no Brasil, por isso mesmo dedicamos mais espaço aos textos de Luigi Fabbri.
Os editores abrem a edição com dois textos: “A corrente anarcocomunista: histórico, crítica e permanência” onde traçam um breve histórico do anarcocomunismo e “O anarcocomunismo organicista de Malatesta e Luigi Fabbri”, que traz uma pequena biografia dos autores e define os principais traços do anarcocomunismo organicista.
Seguem-se textos selecionados de Malatesta que se referem ao tema da organização, sindicalismo e violência. O primeiro texto de Luigi Fabbri é “A Organização Anarquista”; os textos seguintes são quatro capítulos do livro Ditadura e Revolução, ainda sem tradução em português, que traduzimos do espanhol, preservando os títulos originais: "O Conceito Anarquista de Revolução", "Revolução e Expropriação", "A Defesa da Revolução" e "A Função do Anarquismo na Revolução". O livro se encerra com um texto de avaliação dos editores.

Comments