Anarquia e Organizaçãode Nestor MAKHNO
- rugai9
- 28 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Edição de estreia do Luta Libertária, o livro começa com um artigo dos editores contextualizando a Ucrânia na Revolução Russa. A seguir, um texto de Piotr Archinov, que lutou no movimento makhnovista, sobre as relações entre anarquismo e makhnovitchina, onde ele tece uma crítica sobre a apatia da maioria dos anarquistas na revolução.
Na sequência os textos de Makhno, já na época do exílio na França, que tratam de organização e disciplina revolucionária. Segue-se o principal texto do livro, a famosa e desconhecida Plataforma de Organização. Os textos posteriores fazem parte do debate que se iniciou com a publicação da Plataforma, entre eles estão o próprio Makhno, Malatesta e Archinov.
Finalizando, um texto de balanço dos editores, refletindo sobre o movimento makhnovista e a Plataforma de Organização.
“Nós prevemos que vários representantes de um estilo próprio individualista de anarquismo caótico irão nos atacar, espumando pela boca, e nos acusar de quebrar princípios anarquistas. Contudo, sabemos que os elementos individualistas e caóticos entendem pelo título ‘princípios anarquistas’; indiferença política, negligência e total falta de responsabilidade (...)”
Nestor Makhno

Comments